terça-feira, 11 de outubro de 2016

Roteiro 18 - Descida de Cunha (SP)

De Guaratinguetá (SP) a Paraty (RJ)

Esse trecho é fantástico e deveria constar na lista de todo motociclista que se preze.

A estrada é muito antiga, fazendo parte do conjunto chamado de "Estrada Real", caminhos que ligavam o interior de MG às cidades litorâneas por onde escoava a produção brasileira nos tempos de império. Recentemente foi finalizada a pavimentação em toda sua extensão, de modo que motociclistas de motos mais "do asfalto" podem aproveitar melhor.

O trajeto liga a Rodovia Presidente Dutra em Guaratinguetá (SP) à cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. No meio do caminho há a cidade de Cunha, que se apregoa "A capital do Fusca".

É um trajeto de serra, com pelo menos quatro trechos distintos. De Guaratinguetá a Cunha é um motódromo. Asfalto excelente, faixas duplas e curvas de média-alta para deitar a moto com gosto. Depois de Cunha as curvas ficam mais fechadas ainda, e tem menos faixas duplas. Mas o visual vai melhorando!

Depois se entra no Parque, e aí o piso é de bloquete e a velocidade é reduzida. Trecho de pura mata atlântica, lindíssimo. Depois do Parque a estrada vira quase um "caminho de burro", bem estreita e sem sinalização, mas ainda asfaltada. Nada que assuste, dá para passar tranquilo.








Um comentário:

  1. Olá Rodrigo,

    Muito bom teu post sobre esta rodovia, frequento-a pelo menos duas vezes ao mês.
    Veja minha sugestão de roteiro no BMW GS Brasil, mas do outro lado da Bocaina, na Estrada dos Tropeiros.
    Abraço

    ResponderExcluir